
Dividi
Plataforma - UX / UI
Onboarding - UX / UI
Tryb
Otimizar a taxa de conversão de usuários que finalizam o cadastro inicial e engajam com o dashboard para ativar seus perfis.
Implementar um login social e criar um processo de introdução com modelos pré-definidos por categorias para facilitar o acesso ao dashboard, fornecendo designs e links prontos para uso.
Product Design
- User Experience (UX) Designer
- User Interface (UI) Designer
O Tryb é uma plataforma para criadores de conteúdo. Com uma página única, oferece a oportunidade de distribuir redes sociais, vender conteúdos e capturar leads.
Durante a análise inicial, identificamos, por meio de métricas, obstáculos significativos que estavam dificultando a transição dos usuários para aproveitar plenamente todas as funcionalidades da plataforma. Esses obstáculos impactaram diretamente na experiência, reduzindo a capacidade de explorar e utilizar efetivamente os recursos disponíveis.
Para aprimorar a entrada dos usuários, decidimos incorporar o social login (Google, Facebook, etc.), proporcionando uma maneira mais rápida e conveniente de se registrar. Isso simplificou o processo de entrada, eliminando barreiras e reduzindo a fricção no cadastro.
Foi necessário redesenhar por completo o fluxo de cadastro e introdução dos usuários, considerando como lidar com usuários que já haviam acessado utilizando diferentes contas para evitar conflitos.
Depois de estabelecermos o fluxo específico para cada usuário, reformulamos o processo de introdução. O novo onboarding foi adaptado com modelos pré-configurados e links, garantindo uma transição sem atrito e mais atrativa até o dashboard.
Iniciamos a elaboração dos wireframes, onde delineamos o comportamento desejado de cada tela, visando proporcionar a melhor experiência possível ao usuário em cada interação.
Observamos um aumento significativo no número de pessoas que criaram contas usando o login social, com o Google se tornando o principal canal (40% de efetividade). A conversão na página de cadastro aumentou 8% em três meses.
No processo de onboarding, notamos um aumento de 10% na conclusão completa. Surpreendentemente, 60% dos usuários optaram por usar um template pronto, resultando em um aumento de 20% na interação com o dashboard. Isso nos levou a iniciar testes de usabilidade em toda a plataforma, descobrindo que os usuários se sentiam desconfortáveis com um dashboard vazio.